quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tá Depressivo? Faça Yoga

Tenho que admitir uma coisa:
ADORO tv !
Fico com ela ligada praticamente o período todo em que estou em casa. O legal é que sempre tem algum programa interessante passando com entrevistas super úteis.
Hoje, juro que não é sempre, estava ligada no programa MAIS VOCÊ da Globo e a Ana Maria entrevistava a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa sobre o assunto Depressão.

A explicação dela foi extremamente bacana :
A diferença entre Depressão e Tristeza:
Quando alguém "perde" a mãe, por exemplo, é normal que a pessoa passe alguns meses triste, com dificuldades para dormir, para se alimentar, enfim é uma perda para a qual não estamos preparados, aliás nossos pais são nossa referência e mesmo sabendo que todo se vai um dia, não estamos preparados para isso. Mas depois com o tempo a tristeza passa e fica apenas a saudade e a lembrança.

A depressão é uma situação diferente, em que a tristeza não acaba mais, porém tem situações bem pontuais em que se torna fácil detectá-la:

- O período da manhã é o mais difícil, a pessoa não tem "coragem" nem vontade de levantar da cama.
- Insônia, a pessoa dorme e após 3 ou 4 horas de sono ela desperta e só volta a ter sono pela manhã.
( Deve ser por isso que o período matutino é difícil )
- Medo de doenças é algo comun nos pensamentos.
- Dores crônicas que não reagem a medicamentos.
- A pessoa pode também "originar", somatizar, doenças autoimunes, como LÚPUS, que é muito comun acontecer.
- CORTIZOL, auto produção, num primeiro momento o cortizol nos faz reagir:
Se vc vira a esquina e dá de cara com um pitbull, vc vai lutar. Mas após algum tempo esse cortizol em excesso, vai fazer com que a pessoa engorde, principalmente da cintura para cima.
- Pode originar a Síndrome do Pânico.

O que fazer para tratar da depressão?
Ainda é uma doença dificil de ser compreendida pela família, amigos e locais de trabalho, porém o mais importante é não se entregar.
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa usou uma frase muito interessante, em que ela mostra como a vida é MUTANTE.
"Durante a vida precisamos nos reinventar. Se perguntar: O que eu posso ser novamente?"
A vida é assim mesmo, é feita de mudanças e essa é a beleza dela.
Buscar dentro de si a vontade de mudar, a aceitação deste momento e procurar ajuda, de psicólogos, de terapeutas e de terapias complementares, como reiki, massagens, YOGA, atividades físicas, dança, enfim.... tudo o que há de bom.
Eu já tive a experiência com um aluno com depressão e síndrome do pânico.
Trabalhamos muito com meditações, relaxamentos, pranayamas específicos para dar um "up".
O terapeuta dele, sugeriu que colocasse alguma atividade da qual gostasse muito, no período da manhã, antes de ir ao trabalho e ele escolheu YOGA.
Foi ótimo !!!!
Tinha dias realmente em que ele chegava na aula um "caco" e lá íamos nós dar uma sacudida na poeira e levantar o astral.
A yoga ajuda bastante como completo, pois vamos buscar o autoconhecimento e procurar abrir o peito, literalmente, para arrancar essa tristeza, essa falta de vontade de dentro do coração e fazer nascer dali uma linda flor que irá desabrochar............
E graças à Deus, ela desabrochou, e hoje este aluno está muito bem obrigada, como novos projetos de vida profissional e pessoal com um filhinho à caminho.
O professor de yoga nào é nem ser "curandeiro", é só mais uma "ferramenta" para ajudar os praticantes na descoberta de si mesmo.
Tá depressivo? Faça Yoga !

Beijo GG e até mais,

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Meditação traz Benefícios para a Vida Profissional e Pessoal

A Meditação, além de ser um hábito milenar, é cultivada em diversas religiões, e é comprovado cientificamente por inúmeras universidades que reduz o estresse, a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.
Até mesmo executivos perceberam que o ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral, pois a prática regular da meditação proporciona vários benefícios, entre eles: descanso físico, mental e emocional; aumento da concentração; maior auto-liderança; liberdade de escolha e senso de identidade mais livre e rico em possibilidades.
Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, “ A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, diz.
A médica explica que a meditação é ideal ao mundo corporativo, pois para quem a pratica gera menos ansiedade, mais concentração, capacidade de lidar com o estresse do dia-a-dia e com a competitividade, ajuda principalmente para quem é muito acelerado e impaciente. “Com a mente relaxada, há mais criatividade, paciência, compreensão, objetividade, pensamentos bons e felicidade,” afirma.

A Dra. Edith Horibe esclarece ainda que a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, alerta.

A Dra. Edith Horibe diz que é fundamental manter o pensamento jovem, pois ajuda a trazer mais alegria, saúde, bem-estar e abundância para uma vida mais plena, sem jamais se considerar uma pessoa limitada e que a meditação contribui para esse processo.
Fonte:http://www.gazetasaude.com.br


___________________________________________________________

A Meditação:
Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Se for o caso use almofadas para acomodar-se melhor.
Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental. Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo, aprofunde a respiração, inspire e expire bem devagar pelas narinas.
Os pensamentos surgirão, mas não se prenda a eles deixem que passem pela sua mente.
Mantenha a sua atenção na sua respiração, no som dela, na entrada e saída do ar pelas narinas, busque OUVIR o som das batidas do seu coração. Dessa forma mantem-se a mene "ocupada" e a "tagarelice" mental aos poucos vai embora. 

Segundo a Dra.Edith Horibe  : “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”.

Vamos praticar !

Beijo GG,