segunda-feira, 18 de julho de 2011

Meditação traz Benefícios para a Vida Profissional e Pessoal

A Meditação, além de ser um hábito milenar, é cultivada em diversas religiões, e é comprovado cientificamente por inúmeras universidades que reduz o estresse, a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.
Até mesmo executivos perceberam que o ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral, pois a prática regular da meditação proporciona vários benefícios, entre eles: descanso físico, mental e emocional; aumento da concentração; maior auto-liderança; liberdade de escolha e senso de identidade mais livre e rico em possibilidades.
Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, “ A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, diz.
A médica explica que a meditação é ideal ao mundo corporativo, pois para quem a pratica gera menos ansiedade, mais concentração, capacidade de lidar com o estresse do dia-a-dia e com a competitividade, ajuda principalmente para quem é muito acelerado e impaciente. “Com a mente relaxada, há mais criatividade, paciência, compreensão, objetividade, pensamentos bons e felicidade,” afirma.

A Dra. Edith Horibe esclarece ainda que a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, alerta.

A Dra. Edith Horibe diz que é fundamental manter o pensamento jovem, pois ajuda a trazer mais alegria, saúde, bem-estar e abundância para uma vida mais plena, sem jamais se considerar uma pessoa limitada e que a meditação contribui para esse processo.
Fonte:http://www.gazetasaude.com.br


___________________________________________________________

A Meditação:
Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Se for o caso use almofadas para acomodar-se melhor.
Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental. Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo, aprofunde a respiração, inspire e expire bem devagar pelas narinas.
Os pensamentos surgirão, mas não se prenda a eles deixem que passem pela sua mente.
Mantenha a sua atenção na sua respiração, no som dela, na entrada e saída do ar pelas narinas, busque OUVIR o som das batidas do seu coração. Dessa forma mantem-se a mene "ocupada" e a "tagarelice" mental aos poucos vai embora. 

Segundo a Dra.Edith Horibe  : “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”.

Vamos praticar !

Beijo GG,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !