quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tá Depressivo? Faça Yoga

Tenho que admitir uma coisa:
ADORO tv !
Fico com ela ligada praticamente o período todo em que estou em casa. O legal é que sempre tem algum programa interessante passando com entrevistas super úteis.
Hoje, juro que não é sempre, estava ligada no programa MAIS VOCÊ da Globo e a Ana Maria entrevistava a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa sobre o assunto Depressão.

A explicação dela foi extremamente bacana :
A diferença entre Depressão e Tristeza:
Quando alguém "perde" a mãe, por exemplo, é normal que a pessoa passe alguns meses triste, com dificuldades para dormir, para se alimentar, enfim é uma perda para a qual não estamos preparados, aliás nossos pais são nossa referência e mesmo sabendo que todo se vai um dia, não estamos preparados para isso. Mas depois com o tempo a tristeza passa e fica apenas a saudade e a lembrança.

A depressão é uma situação diferente, em que a tristeza não acaba mais, porém tem situações bem pontuais em que se torna fácil detectá-la:

- O período da manhã é o mais difícil, a pessoa não tem "coragem" nem vontade de levantar da cama.
- Insônia, a pessoa dorme e após 3 ou 4 horas de sono ela desperta e só volta a ter sono pela manhã.
( Deve ser por isso que o período matutino é difícil )
- Medo de doenças é algo comun nos pensamentos.
- Dores crônicas que não reagem a medicamentos.
- A pessoa pode também "originar", somatizar, doenças autoimunes, como LÚPUS, que é muito comun acontecer.
- CORTIZOL, auto produção, num primeiro momento o cortizol nos faz reagir:
Se vc vira a esquina e dá de cara com um pitbull, vc vai lutar. Mas após algum tempo esse cortizol em excesso, vai fazer com que a pessoa engorde, principalmente da cintura para cima.
- Pode originar a Síndrome do Pânico.

O que fazer para tratar da depressão?
Ainda é uma doença dificil de ser compreendida pela família, amigos e locais de trabalho, porém o mais importante é não se entregar.
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa usou uma frase muito interessante, em que ela mostra como a vida é MUTANTE.
"Durante a vida precisamos nos reinventar. Se perguntar: O que eu posso ser novamente?"
A vida é assim mesmo, é feita de mudanças e essa é a beleza dela.
Buscar dentro de si a vontade de mudar, a aceitação deste momento e procurar ajuda, de psicólogos, de terapeutas e de terapias complementares, como reiki, massagens, YOGA, atividades físicas, dança, enfim.... tudo o que há de bom.
Eu já tive a experiência com um aluno com depressão e síndrome do pânico.
Trabalhamos muito com meditações, relaxamentos, pranayamas específicos para dar um "up".
O terapeuta dele, sugeriu que colocasse alguma atividade da qual gostasse muito, no período da manhã, antes de ir ao trabalho e ele escolheu YOGA.
Foi ótimo !!!!
Tinha dias realmente em que ele chegava na aula um "caco" e lá íamos nós dar uma sacudida na poeira e levantar o astral.
A yoga ajuda bastante como completo, pois vamos buscar o autoconhecimento e procurar abrir o peito, literalmente, para arrancar essa tristeza, essa falta de vontade de dentro do coração e fazer nascer dali uma linda flor que irá desabrochar............
E graças à Deus, ela desabrochou, e hoje este aluno está muito bem obrigada, como novos projetos de vida profissional e pessoal com um filhinho à caminho.
O professor de yoga nào é nem ser "curandeiro", é só mais uma "ferramenta" para ajudar os praticantes na descoberta de si mesmo.
Tá depressivo? Faça Yoga !

Beijo GG e até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !