segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Benefícios da Yoga na Esclerose Múltipla - Aulas Metrô Alto do Ipiranga

Desde o início do ano passado atuo como instrutora de yoga na ABEM ( Associação Brasileira de Esclerose Múltipla ).
As pessoas com esclerose múltipla podem ter diversas dificuldades ( físicas e/ou cognitivas) . Porém existem dois fatores que estão presentes em praticamente 100% dos casos: FADIGA e ANSIEDADE.

Os grupos de yoga são divididos de acordo com suas capacidades físicas e em todas as aulas trabalhamos com o respeito ao corpo .
Os pacientes aprendem a se respeitar e a saber que na yoga menos é mais.
Não é preciso chegar com a mão no pé em uma flexão, mas é preciso permanecer com conforto na postura.
O trabalho com os pranaymas ( respirações ) são fundamentais para aliviar a ansiedade e o calor, que é um dos fatores que gera fadiga, assim como as perturbações da mente.

Pacientes me relataram que usam as respirações no dia-a-dia para aliviar dores no corpo e até mesmo para ajudar no funcionamento do intestino (respirações baixas) !
Também incluo nas aulas a ética do yoga o que gera muito bate papo.

Cada um sente a yoga de um jeito, mas é a mesma yoga para todos.



Quando terminamos um programa de yoga na instituição eu reavalio os pacientes e fico surpresa com o quanto melhoraram. Tento juntar a minha experiência, meus estudos e minha intuição.

Eu digo sempre que "baixa o santo"e a inspiração vem.

Este é mais um adorável desafio de minha vida de instrutora de yoga !


O qual adoro e defendo !



E é por isso que concluo aqui, pedindo a todos que puderem que contribuam com a ABEM .


A instituição está passando por um longo recesso neste momento e só deve retornar as atividades em Março / 2011. Neste período, os pacientes que usam a intituição, para se encontrar, bater papo, participar do programa de SPA, incluindo a yoga, não poderão fazê-lo.


O recesso é por motivos financeiros..........

Por isso peço de coração para quem puder que ajude, com qualquer quantia enviando um e-mail para contribuicao@abem.org.br solicitando os dados da conta corrente para depósito.


Agradeço antecipadamente à todos e espero que consiga continuar meu trabalho na ABEM no próximo ano com a ajuda de todos vocês !!!


Beijo GG,

Namastê !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !