segunda-feira, 23 de agosto de 2010

30 de Agosto - Dia Nacional de Conscientização da E.M.

A Esclerose Múltipla é uma doença ainda pouco conhecida mas que afeta a população JOVEM ( 20 a 40 anos) e em grande parte mulheres caucasianas.
É uma doença inflamatória do SNC ( Sistema Nervosa Central ), a doença destrói a bainha de mielina, que é capa que cobre o corpo dos neurônios ( células cerebrais e da medula espinhal ), fazendo com que os impulsos recebidos por esses neurônios fiquem lentos e muitas vezes nulos.




A dificuldade de diagnóstico pode atrapalhar no tratamento pois pode levar alguns anos para ser feito corretamente. Os sintomas se assemelham, em alguns casos, com outros tipos de doenças do sistema nervoso (devido aos sintomas iniciais, muitas vezes o paciente nem procura orientação médica).
Entre os principais sintomas da doença estão alteração no controle de urina e fezes, comprometimento da memória, depressão, dificuldades de movimentos, fala e deglutição, dores articulares, dormências, fadiga intensa, mudanças de humor, paralisia total ou parcial de uma parte do corpo, perda da visão em um ou ambos os olhos, queimações, sensações de formigamento. tremores e tonturas.
Sendo que estes sintomas podem levar horas/dias para aparecer e quando aparecem são chamados de SURTO e podem provocar uma alteração sensitiva ou motora.


Existem vários tipos de E.M :
•Remitente-recorrente: caracterizada por surtos que duram dias ou semanas e, em seguida, desaparecem.
Este é o tipo mais comun.




•Progressiva-primária: apresenta uma progressão de sintomas e comprometimentos (seqüelas) desde o seu aparecimento.


•Progressiva-secundária: pacientes que evoluíram da forma remitente-recorrente e vão piorando lenta e progressivamente.


•Progressiva-recorrente: do tipo progressiva com surtos. Desde o início da doença, mostra a progressão clara das incapacidades geradas a cada crise.
 
A causa da E.M. ainda é desconhecida, mas acredita-se que ela se manifesta em pessoas geneticamente pré dispostas e atribui-se a doença a uma reação auto-imune do organismo, que em algum momento e por algum motivo, começa a atacar o Sistema Nervoso Central.

Por enquanto não há cura, mas o tratamento é feito à base imunomoduladores e imunossupressores que podem aliviar e diminuir os sintomas da E.M.

 
Portanto, as pessoas com a doença podem ter diversos tipos de dificuldades físicas e cognitivas e um dos sintomas mais comum a todas é a FADIGA.
A fadiga chega a ser um sintoma incapacitante e que muitas vezes é mal compreendido por familiares e outros de convívio social e profissional.
A impressão de quem está de fora é que a pessoa é preguiçosa, mas realmente o estado de letargia que atinge uma pessoa com E.M. é incapacitante.
 
Porém atividades com o corpo e mente ajudam a diminuir a fadiga, desde que a atividade seja adequada em sua intensidade.
As aulas de yoga a pessoas com E.M. são totalmente adaptadas as condições de cada um e de acordo com o dia da aula. Sabendo que em dias quentes a incidência de Fadiga é maior, é necessário que o professor tenha mais cuidado e dê uma prática mais relaxante.

É importante que o paciente de E.M. tenha o apoio da família, carinho e respeito.
 
Espero que o texto, embora tenha sido longo, ajude na conscientização da doença.
Quanto antes for diagnosticada mais eficaz será o controle.
 
E o mais importante é possível ter uma boa qualidade de vida mesmo tendo a doença !!!
Fé e esperança sempre...................
 
Para maiores informações entre em contato com :
ABEM - Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.
www.abem.org.br
 
Beijo GG,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar !