Após o carnaval, folia, curtição e samba.
Que tal praticarmos uma postura para nos equilibrarmos ?
Vrkasana - Postura da Árvore.
A vrkasana é uma postura de equilíbrio.
Equilíbrio físico que demonstra o nosso equilíbrio emocional.
As posturas de equilíbrio são posturas dífíceis onde o estado emocional influencia e muito na permanência.
Se tivemos um dia agitado, em que aconteceram coisas que criem um fluxo intenso de pensamentos não conseguimos permanecer nas posturas com tranquilidade e por longo tempo. Porém é justamente nestes dias que devemos praticá-las. Com muito carinho e respeito pelo corpo, respeitando nossos limites e buscando paz e concentração. Treinar esta postura logo pela manhã também equilibra o dia.
Para fazer :
Em pé de lado para a parede, com pernas e pés unidos, feche os olhos por alguns instantes e respire lenta e profudamente pelas narinas. Repita a respiração algumas vezes.
Sinta os seus pés bem firmes no solo, contraia a musculatura das coxas, mantenha o abdome recolhido, peito para fora e ombros para trás. Queixo paralelo ao chão. Mentalize como se um fio puxasse sua cabeça para cima, alongando do cóccix até a cervical.
Abra os olhos e mantenha o seu olhar num único ponto, buscando concentração.
Respire.
Inspirando, mantenha o pé esquerdo no chão e leve o pé direito a apoiar-se na lateral da coxa esquerda, o mais próximo da virilha possível. Caso não consiga elevar o pé muito alto, posicione-o na lateral do joelho esquerdo ou apoiado em cima do pé esquerdo.
Quando estiver bem firme, como uma árvore, leve a mãos em prece na frente no peito.
Permaneça por até 5 respirações, que devem ser lentas e sempre pelas narinas.
Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo. Permaneça o tempo que você conseguir, sendo sincero sempre consigo mesmo.
Para qualquer desequilíbrio apoie sua mão na parede. E recomece a prática. Se não conseguir de forma alguma, respire e dê tempo ao tempo. Aos poucos vamos conquistando....
Para pessoas que utilizam cadeira de rodas, as posturas de equilíbrio são feitas de forma diferente:
Se for possível, mantenha suas mãos em prece na frente do peito, buscando a mesma concentração, mantendo o olhar num ponto fixo.
Se não puder colocar as mãos em prece, use o exercício de concentração: manter o olhar num ponto fixo sempre.
O equilíbrio vem de dentro para fora. A "casca" não importa o importante é o que está dentro !
Beijo GG,
Namastê !
Namastê Cruela.
ResponderExcluirFizemos aula hoje e praticamos essa postura. Para mim que tenho grande dificuldade de equilíbrio, sempre preciso estar muito concentrada para conseguir uma boa permanência. Essa postura nos faz sentir mesmo agarrada ao chão, com raizes firmes e centrada. Obrigada pelos três anos de convivência e aprendizado.
Beijos. Taís
;) Ah vai ! Não sou tão cruela assim...
ResponderExcluirBeijo GG