segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Deficiência Física e Yoga

Om Yoga !

Sou instrutora de yoga desde meados de 2003 e sou esposa de um cadeirante desde meados de 2005.
O que para muitos seria motivo de espanto, para mim é apenas uma fase da vida......
O motivo que o levou a estar hoje, e não para sempre, numa cadeira de rodas, não entra na questão onde quero chegar. Pois os motivos não importam, o que importa é o que aprendemos juntos no dia a dia lidando com a situação e sempre de bom humor é claro !
Por conta do ocorrido, passei a acompanhá-lo na reabilitação e recebi aulas de como ajudá-lo de todas as formas possíveis, pois naquele momento ele era depende de muitas coisas.
Anos se passaram e meu marido não deixou a "peteca cair", recuperou muitos movimentos e o processo de recuperação é lento, mas mesmo assim ele não desistiu e não desistirá jamais.
Ele tem garra e vai alcançar seu objetivo.

Com a experiência adquirida e com a convivência com outras pessoas com diferentes dificuldades físicas, que hoje são nossos amigos, despertei para o trabalho da yoga com pessoas com dificuldades físicas.
Não existe um manual que me oriente em como adaptar a yoga para essas pessoas, aliás existem poucas escolas e academias que trabalham com pessoas com dificuldades físicas, mas eu possuo a experiência e acho que "jogo de cintura" para adequar as aulas independente da situação.
Não sei se alguém já reparou, mas é raro a gente encontrar por ai, locais adaptados para todos os tipos de dificuldades. Não existem só cadeirantes, existem cegos, surdos, mudos, obesos, etc...

Eu sempre parto do príncipio de que limitações todos nós temos, portanto somos todos iguais.

Só que algumas limitações são mais aparentes que as outras....

O método Iyengar, que leva o nome de seu criador B.K.S. Iyengar, utiliza suportes/adaptações como: almofadas, cadeiras, cintos, blocos, dentre outros,  na prática para ajustar e facilitar o posicionamento dos praticantes.


Os cadeirantes conseguem praticar a yoga sentados em sua própria cadeira e aqueles que tem mais facilidade e conseguem sentar-se sobre o mat terão como apoio todo o material de acordo com o que for necessário.

A pessoas tem uma idéia errada da prática de yoga, yoga não é fazer balabarismo, não é arte circense.
Mesmo as posturas mais complexas, quando praticadas não devem ser uma postura usando apenas músculos e ossos, deve ser uma postura interna.
Na yoga usamos o corpo como instrumento, mas o objetivo é a mente.

Portanto se você tem alguma dificuldade física, seja ela qual for, é legal procurar um professor e bater um papo relatando detalhadamente sobre sua dificuldade para que ele adeque a aula à você.
É primordial para quem tem dificuldades a explicação sobre sua situação física, por mais que o professor tenha ou pelo menos deva ter estudado para estar ali, existem inúmeras doenças e situações que levam as pessoas a terem dificuldades e gente, ninguém, nem médico sabe de tudo !
Ninguém melhor do que você para explicar.
Agora se mesmo assim o professor se negar, a lhe dar aulas....
Não desista, pois a insegurança de lidar com algo novo pode ter o amedrontado tanto que ele negou a aula à você.


Ninguém é perfeito, e a paciência deve vir sempre em primeiro lugar.

Não tenha vergonha de experimentar algo novo, a maioria das escolas oferecem uma aula experimental.
Então, experimente e descubra-se na yoga.

Beijo GG,

Namastê !

7 comentários:

  1. A gente costuma muito dizer que nada na vida é por acaso. Tudo tem seus porquês e que deus escreve certo por linhas tortas. Enfim, muita coisa acontece na vida da gente e na hora não entendemos o porque. A missão de vocês dois é muito importante sigam em frente pois inspiram! Muita gente se espelha em vocês e na história de vocês p/ continuar. Ainda acho que vc vai acabar escrevendo um livro, p/ passar um pouco dessa sabedoria, otimismo e ajuda a outras pessoas. Torço muito por vc e se precisar de ilustrações p/ um futuro livro, já tem uma parceira! Conte comigo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não muito o dom da escrita.... mas quem sabe.......... Bjo GG

    ResponderExcluir
  3. amei o seu texto! Concordo tb que poderia escrever um livro ou então dar palestras sobre o assunto! ;) bjs Tati

    ResponderExcluir
  4. PS: finalmente consegui mudar o nome ... eu sou meio perdida com essas coisas de internet ...rs...

    ResponderExcluir
  5. sou professor de yoga e cadeirante.
    me adiciona no orkut
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17435650740290330244&rl=t

    ResponderExcluir
  6. obrigada ótima orientação, sou portadora de deficiência física.
    Um abraço
    Rosemary

    ResponderExcluir
  7. obrigada ótima orientação, sou portadora de deficiência física.
    Um abraço
    Rosemary

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar !