quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os "mil e um benefícios" da yoga

A yoga, como já foi dito antes, é uma filosofia de vida prática.
Muitos visualizam a yoga na forma de uma postura sentada, mãos em jnana mudrã ( indicador no polegar ) e fazendo o mantra OMMMMMMMMM.





Ok, pode até ser assim, mas a yoga é muito mais do isso e não SÓ  isso.
A yoga é um conjunto de coisas e desse conjunto, você poderá escolher uma ou mais partes, a qual vc melhor se identificar, para práticar.
Temos a parte apenas da filosofia, onde temos os preceitos éticos (yamas e nyamas), os textos clássicos como o Yoga Sutra de Pantanjali e temos a parte prática que não significa ser apenas a parte física, mas é a parte de união entre corpo e mente, como os pranayamas ( práticas respiratórias ), ásanas ( posturas físicas ), meditação. 


Numa aula de hatha yoga, por exemplo, iniciamos com um trabalho de aquietamento mental, ou seja, são usadas algumas técnicas para acalmar a mente e trazê-la apenas para o momento presente, mantendo a atenção do aluno no seu corpo e mente, fazendo com que se desligue de todo resto.
Em seguida, vem a sequência de ásanas, que são as posturas do yoga dividas em tipos:


Equilíbrio




Lateralização
Flexão



Inversas











Extensão



Torção




















As posturas são mantidas durante um tempo X, geralmente usamos uma quantidade de respirações para a permanência.
Enquanto executa-se a postura, os detalhes de auto observação, são tantos que fica praticamente impossível que o aluno se distraia com outros pensamentos, o foco sempre é a respiração e a observação do próprio corpo.


Entre uma postura e outra, há um breve descanso, com pranayamas específicos.


Ao final da aula, fazemos um relaxamento que pode ser um pranayama sedante, uma meditação ou um relaxamento conduzido pelo professor.


Como deve ter dado para perceber, yoga trabalha sim com o corpo, mas o objetivo sempre é controle da mente. É não deixar que os pensamentos fujam. 


Por isso, a prática de yoga, é considerada uma prática relaxante e como muitos dizem ZEN.
Mas sem PRÉ conceitos com a yoga.
Não se trata de uma religião, como já disse mais de uma vez aqui no blog. 
Se trata de uma filosofia de vida. 
Os benefícios são inúmeros e acredito que com o texto acima dê para cada um tirar suas próprias conclusões.
Mente sã, corpo são, lembram-se? 
Quanto mais se pratica yoga, mais autocontrole, mais paz de espírito, mais saúde física e mental, o que praticado em aula torna-se aos poucos, sua forma de lidar com a vida, com as pessoas e principalmente consigo mesmo.

Além de beneficiar o corpo físico com os alongamentos, com o alinhamento da postura, melhoria do tônus muscular e auxiliar no tratamento de problemas físicos, estresse, depressão, síndrome do pânico e problemas de coluna, articulações enfim, são mil e um os benefícios da yoga.



E além de tudo isso a yoga é uma "atividade" que pode ser facilmente adaptada de acordo com as necessidades de cada um.


 Existe um leque imenso de possibilidades que vale a pena experimentar. 



3 comentários:

Não deixe de comentar !